Glúten

O que é Contaminação Cruzada?

O que é Contaminação Cruzada de glúten e por que é tão importante sabermos sobre ela?

É a transferência de partículas de glúten de um alimento para outro direto ou indiretamente. Isso pode ocorrer no plantio e colheita, mas também no armazenamento, beneficiamento, na industrialização e na manipulação dos alimentos.

A contaminação é um assunto tão sério que todas as indústrias são obrigadas por lei a declarar em seus rótulos se contem ou não contem glúten.

Há muitos casos que na lista de ingredientes não há itens originalmente com glúten, mas por compartilhar maquinários ou ambientes com outros alimentos com glúten, terá em sua descrição que contem glúten, pois é uma maneira responsável de proteger o celíaco de qualquer problema decorrente da contaminação.

Além dos produtos industrializados que temos como conferir os rótulos, existe a contaminação cruzada nos ambientes de cozinha seja de casa quanto dos restaurantes e lanchonetes.

Devido o auto poder contaminador do glúten, as bancadas, panelas, talhares, temperos, óleos de frituras, fornos, micro-ondas, panos de prato, etc se compartilhado com o preparo ou manuseio de alimentos com glúten, estão contaminados e precisam ser higienizados com todos os cuidados que está em nosso passo a passo, para que o celíaco possa se alimentar com segurança.

De maneira simples e geral, é pensar: passou qualquer produto com glúten no local, então está contaminado e precisa passar pelo processo de higienização de eliminação de glúten.