Sintomas Comuns ao Celíaco e Intolerantes a Lactose

postado em: Vida sem Glúten, Vida sem Lactose | 0

Muitas pessoas, por desconhecerem a seriedade dos sintomas ao consumo de glúten pelo celíaco e da lactose pelo intolerante, acaba considerando um exagero todo o cuidado que envolve a dieta de restrição.

A primeira coisa que precisamos deixar claro é que não é frescura e nem exagero a preocupação da pessoa celíaca ou intolerante a lactose. Os sintomas são graves e por vezes chega a gerar risco à vida.

A ingestão de um alimento contaminado quase sempre baixa a imunidade trazendo com isso muitos outros agravamentos para a saúde da pessoa.

Existe uma lista de problemas que um celíaco ou intolerante a lactose enfrenta ao se contaminar:

Feridas na boca e língua, inflamações no ouvido, agravamento no sistema respiratória com diagnósticos como asma, pneumonia, renites, sinusites e muito mais.

Também existe os sintomas mais difundidos que são:

Desconforto abdominal – excesso de gases, barriga inchada, diarreia ou prisão de ventre, além da má absorção de vitaminas e minerais.

Alteração do humor – após as refeições pode correr irritabilidade, ansiedade ou tristeza.

Enxaqueca crônica – pode ocorrer 30 ou 60 minutos após a alimentação

Coceira na pele – pode ocorrer o ressecamento e a erupção de bolinhas vermelhas na pele.

Dor muscular – é comum ter dores nas articulações e nos tendões, clinicamente chamada de fibromialgia. Também é comum ocorrer inchaço, principalmente nas articulações dos dedos, dos joelhos e do quadril.

Lembre-se a pessoa celíaca ou intolerante a lactose não é uma pessoa doente e seu sintoma não é contagiante, apenas possui restrições alimentares como forma de proteger a sua saúde.