Entenda mais sobre Produtos Sem Ovo

Alimentos sem ovos são indicados para quem tem alergia alimentar ou por seguir uma dieta especifica.

Entenda mais sobre Produtos Sem Ovo

O que é alergia ao ovo?

A alergia ao ovo é bastante frequente em idade pediátrica e é a segunda principal causa de alergia alimentar na criança, a seguir ao leite de vaca. A sua prevalência atinge até 3% da população geral nos primeiros anos de vida. A alergia ao ovo de galinha é uma reação adversa causada por um mecanismo imunológico contra as proteínas do ovo e que ocorre após ingestão ou contato com ovo nas pessoas que desenvolveram IgEs específicas para este alimento (ou seja, apenas nas pessoas que são alérgicas). Esta reação repete-se sempre que haja ingestão ou mesmo até só contato cutâneo (contato na pele) com ovo.

Ingredientes importantes a pesquisar nos rótulos se não pode consumir ovos?

Ovo em pó desidratado, albumina, lisozima, lecitina de ovo, apovitelina, flavoproteína, globulina, livetina, ovoalbumina, ovoglobulina, ovoglicoproteína, ovomucina, ovomucóide, ovotransferrina, ovovitelia, ovovitelina…

Qual tratamento para quem tem Alergia ao ovo?

O tratamento passa em primeiro lugar por eliminar este alimento da dieta. É importante ressalvar que muitas crianças e adultos possuem testes cutâneos e análises ao ovo positivos, sem que isso cause alergia. Designa-se sensibilização e pode ser assintomática (sem sintomas). Por isso, nunca se deve iniciar uma dieta de evicção de ovo sem confirmar devidamente o diagnóstico com um Médico Imunoalergologista.

Diagnóstico da alergia ao ovo?

Deve suspeitar-se de alergia ao ovo em pessoas que apresentem os sintomas já descritos pouco tempo após ingerir o ovo. Estes casos devem ser encaminhados à consulta de Imunoalergologia, onde o Médico Alergologista dispõe dos métodos para confirmar o diagnóstico ou excluir essa suspeita.

Alergia ao ovo - sinais e sintomas

Como em todas as reações alérgicas alimentares, também a alergia ao ovo pode causar sintomas muito distintos no bebê, que oscilam entre ligeiros, como sensação de “manchinhas”, comichão ou “coceira” na boca e /ou garganta, até reações graves que podem ser fatais, como é o caso da anafilaxia.

Whatsapp Seu Divino Whatsapp Seu Divino